Conselhos de Segurança têm nova ferramenta contra o crime em SP

ASSUNTO IMPORTANTÍSSIMO - PUBLICADO NO www.globo.com

"Os conselhos de segurança (Consegs) têm uma nova ferramenta contra a violência. A partir de agora, qualquer cidadão poderá ter acesso, pela internet, às informações sobre a criminalidade no estado de São Paulo. Para acessar, basta entrar na página da Secretaria da Segurança Pública e consultar os números. As informações devem enriquecer as discussões dos conselhos de segurança dos bairros.
 
O Infocrim classifica os crimes em 18 modalidades. As estatísticas mais recentes mostram que, no primeiro trimestre desse ano o número de latrocínios - roubo seguido de morte - caiu 12% na capital em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo intervalo de tempo pesquisado, os homicídios caíram 41% na cidade de São Paulo.

Esses números da capital levaram a uma redução histórica dos homicídios no estado. Se a mesma média for mantida até o fim do ano, São Paulo alcançará, pela primeira vez, um índice de 9,5 mortes por cem mil habitantes. Número de país desenvolvido, admitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Foi feito um investimento alto em viaturas, em tecnologia, computadores, tudo isso tem auxiliado. Hoje o banco de dados da Polícia Civil auxilia em muito a investigação”, afirma o delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro.

Na capital, três modalidades de crime contra o patrimônio tiveram aumento de 5% entre o primeiro trimestre de 2010 e o primeiro deste ano: roubo de carga, roubo e furto de veículos. A região da cidade que concentrou o maior número de furtos de veículos foi a Lapa, Zona Oeste: 410 carros que estavam estacionados na região foram furtados nos três primeiros meses desse ano.

No mesmo período, os roubos foram mais frequentes em São Mateus, na Zona Leste: 320 motoristas foram obrigados a entregar o carros aos ladrões.
Carneiro disse que esses números refletem o aumento no registro de boletins de ocorrência. Principalmente por que as queixas de furto agora também podem ser feitas em bases da PM. “Antigamente havia uma subnotificação, isso é importante se ressaltar, porque muitas vezes a pessoa não ia na delegacia porque ela sentia que ia ser um ato inútil para registrar por exemplo um furto de um objeto e isso hoje tem mudado felizmente.”"
Participe das reuniões do CONSEG em seu bairro ou sua cidade, colabore com a segurança. Em Mairiporã a reunião será realizada no dia 05 de Maio de 2011, as 19h30m, no Salão das Obras Sociais São José, ao lado da Igreja Matriz. Compareçam vamos discutir segurança com quem faz nossa segurança no dia a dia.
POR MAIS SEGURANÇA EU PARTICIPO DAS REUNIÕES DO CONSEG MAIRIPORÃ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARGO DE CONCILIADOR NA JUSTIÇA ESTADUAL

JESUS CRISTO O MAIOR DEFENSOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MAIRIPORÃ 42 ANOS