O PSDB é a terceira via?
EM BUSCA DO NOME CERTO
O PSDB partido que governou o Brasil de 1995 a 2002, sonha 20 anos depois em voltar ao poder.
Uma tarefa que não é fácil, mas tratando-se de PSDB, tudo pode acontecer.
O partido tem suas prévias marcada para o dia 21 de novembro, onde será escolhido o nome do pré candidato a Presidente da República.
Concorrem os governadores de São Paulo (João Dória) e do Rio Grande do Sul (Eduardo Leite), o vencedor das prévias, tem um grande desafio pela frente, conseguir emplacar seu nome no cenário nacional.
O PSDB ganhou duas eleições para Presidente em primeiro turno (1994 e 1998 com FHC), depois chegou ao segundo turno nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014, sendo sempre derrotado por um candidato do PT, e na última eleição presidencial, sofreu sua maior derrota, quando o partido além de não ir ao segundo turno, não fez nem dois dígitos de porcentagem dos votos.
O trabalho do PSDB é reconquistar sua vaga tirada da disputa de segundo turno em 2018, pelo então presidente Jair Bolsonaro, candidato na época pelo PSL.
Essa luta do PSDB é uma batalha que tem que ser encarada com muita responsabilidade, primeiro para ganhar a confiança do eleitorado, segundo, que após as prévias, não perder o apoio do candidato derrotado.
A realidade nacional do PSDB, é de reconquista, de recuperação, a verdade é que o partido hoje nacionalmente, não tem uma bandeira, ninguém sabe ao certo de que lado o partido está, até 2014, muitos eleitores votavam no PSDB acreditando ser um partido de Centro Direita, o que ninguém acredita mais, principalmente após as eleições de 2018.
O mais provável para os TUCANOS é após as prévias, tentar ser o nome de consenso dos que acreditam na possibilidade da terceira via.
Caso seja confirmado o nome de João Dória, o partido deverá reassumir a bandeira Centro Direita, e batalhar para colocar o nome do governador paulista em evidência, tarefa difícil hoje no cenário nacional, porém João Dória, é um nome que já provou ser vencedor, foi prefeito quando ninguém acreditava, dois anos após ganha uma batalha enorme no PSDB paulista e consegue ser candidato e é eleito governador, então não podemos duvidar do potencial de Dória.
Em caso de uma vitória nas prévias do governador gaúcho Eduardo Leite, acredito que o PSDB terá uma nova linha de articulações, com bandeiras e alianças muito diferentes. O governador gaúcho deverá ter facilidades em uma aliança nacional com o PSD, com o PSB e o União Brasil, a dificuldade será se a proposta for o PSDB em São Paulo não ter candidato a governador.
Esperamos uma disputa bem acirrada no dia 21 de Novembro de 2021, e com certeza vai ser um motivo a mais de esperança para aqueles que acreditam e torcem para um nome que possa unir a dita terceira via.
Tanto João Dória e Eduardo Leite tem um currículo de vitórias em eleições que disputaram, e ambos estão indo para o maior desafio, colocar o nome como candidato do PSDB a Presidência da República e fazer com que o partido volte a ser forte e conquiste uma vaga no segundo turno das eleições e seja vitorioso.
Essa tarefa é uma missão na verdade, pois historicamente o PT desde 2002 sempre garantiu uma vaga no segundo turno, e só perdeu uma vez, em 2018, ano em que surgiu uma nova liderança, independente do partido, o atual presidente Jair Bolsonaro, tem seu potencial eleitoral ainda forte, tem mais um ano de mandato até às eleições, e está trabalhando para consolidar também uma vaga no segundo turno.
A terceira via, não conseguiu emplacar até o momento os nomes de Moro, Mandetta, e nem do Ciro, quem sabe após as prévias do fortíssimo PSDB, a história pode começar a mudar.
Vamos acompanhar é o desafio do momento, o PSDB conseguir reconquistar seu espaço no cenário político nacional.
Comentários