CONSEG QUEM CONHECE PARTICIPA

COLABORANDO COM AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR
Para uma segurança melhor e com resultados positivos para a sociedade, somente a colaboração de toda população pode levar a este fim. Sabemos que em todos os seguimentos da sociedade existem pessoas corruptas, mas não podemos generalizar achando que todos são corruptos, pois pergunto. Você considera-se uma pessoa corrupta? Não precisa responder, apenas analise antes de julgar o teu próximo. Devemos acreditar em todos aqueles que trabalham para o bem geral da sociedade, principalmente aqueles que enfrentam o perigo todos os dias, ou seja, nossos policiais Civil e Militar.

As policias quase que todos os dias colocam suas vidas em risco, pois enfrentam criminosos, traficantes, bandidos de alta periculosidade e ainda muitas e muitas vezes são discriminadas por grande parte da sociedade, que alegam ser a polícia um órgão desacreditado. Pois vêem em programas de televisão, rádios ou lêem nos jornais, que policiais corromperam alguém, algum policial foi preso e etc. Esquecem que a grande maioria dos policiais doam a sua vida em resgate da sociedade. Por isso repito que: Em todos os seguimentos da sociedade existem pessoas corruptas, mas esta existência de pessoas corruptas nos órgãos não significa que o órgãos não prestam, mas sim a pessoa, e esta deve ser tirada do órgão, algo que nas policias acontece com freqüência, mas a imprensa não dá a devida cobertura neste assunto.

Colaborar com a policia é um assunto que deve ser tratado com carinho por todos nós, uma vez que os problemas que afligem nossas vidas no dia a dia, quem o conhece bem somos nós e não a polícia, esta só passa a conhecer estes problemas após nossa informação.

Foi pensando desta forma que o ex-governador de nosso Estado, Senhor Doutor André Franco Montoro, em 10 de Maio de 1985, através do Decreto nº 23.455, criou os CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA (CONSEGs), este Órgão foi criado para que as Polícias Civil e Militar, de cada Cidade, Bairro ou Regiões, pudessem estar auscultando a comunidade para melhor servi-la no dia a dia.

Em Mairiporã o Conselho Comunitário de Segurança, existe desde 1998, e após esta criação muitas conquistas foram realizadas na área de Segurança em nossa Cidade. Pois a população passou a colaborar com nossas polícias e entender cada qual a sua função. É em reuniões do Conseg que são propostas para as polícias, prioridades sobre segurança pública. Nas reuniões do Conseg são tratados vários outros assuntos que a primeira vista não é função da polícia, mas que no futuro poderá resultar em problemas para os mesmos, tais como: iluminação pública, buracos nas estradas, falta de sinalização, falta de telefones públicos, etc., nestes casos a diretoria do Conseg, ao tomar conhecimento destes problemas, comunicará as autoridades competentes, para que solucionem estas questões o mais rápido possível, uma vez que a omissão poderá ocasionar problemas gravíssimos para a sociedade, resultando ainda em ação policial.

O Delegado de Polícia Civil e o Comandante da Polícia Militar, por expressa definição legal dos Regulamentos do Conseg, são considerados membros natos, e ainda sua presença nas reuniões do Conseg, é obrigatória. Este é um dos motivos que tornam o Conseg um Órgão de grande respeito na comunidade, pois o cidadão que participa das reuniões, informa os problemas de seu conhecimento, diretamente aos responsáveis pelas polícias de nossa cidade.

Participar das Reuniões do Conseg, é um direito que todos nós temos e devemos aproveitar, uma vez que juntos, sociedade e polícia, tenho total certeza de que cada vez mais, a criminalidade diminuirá em nossa cidade. Pois digo, você conhece muito bem a sua rua e eu conheço a minha. Então todos juntos temos muito em que contribuir, para as nossas polícias e esperar um resultado cada vez melhor, para o nosso viver diário e ainda para o futuro de nossos filhos.

A Bíblia é a Lei das Leis, a Palavra de Deus, e nela está escrito que: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal” (Romanos 13: 1 a 4).

Alem de respeitar as autoridades, a Bíblia diz que devemos interceder à Deus por elas: “Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador” (I Timóteo 2: 1 e 2).

Finalizo, convidando o amigo leitor, para que participe conosco da próxima Reunião do CONSEG Mairiporã, que será realizada no dia 07 de Maio de 2009, às 19:30 horas, no Salão das Obras Sociais, sito à Rua Pio XII (nos fundos da Igreja Matriz), nesta reunião estará sendo aclamado presidente do CONSEG nosso amigo e líder da Pastoral da Criança senhor ENÉSIO LOPES e eu terei o grande prazer de ser seu secretário. Venha e traga informações sobre seu bairro, escola, associações, pois assim você estará colaborando com as nossas polícias.
Que o nosso Deus, Todo Poderoso, continue nos abençoando.

Cleriston Valle
MTB 41.525 SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARGO DE CONCILIADOR NA JUSTIÇA ESTADUAL

JESUS CRISTO O MAIOR DEFENSOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MAIRIPORÃ 42 ANOS