DIA DAS CRIANÇAS

VAMOS COMEMORAR E RESPEITAR OS DIREITOS DESTES SERES EM FORMAÇÃO

Neste 12 de outubro, o Brasil inteiro comemora o dia das crianças, motivo de muita alegria para as famílias brasileiras, mas também motivos de preocupação e atenção, pois devemos parar para pensar e analisar sobre como nossas crianças estão vivendo em nosso país, será que seus direitos garantidos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, estão sendo verdadeiramente respeitados.

Nossa Constituição Federal determina em seu Artigo 227, que: “É DEVER da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, COM ABSOLUTA PRIORIDADE, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (destaquei).

Analisando o texto Constitucional, que diz ser DEVER da família, da sociedade e do ESTADO, garantir com ABSOLUTA PRIORIDADE, todos aqueles direitos acima elencados. Pense comigo, porquê será que estes direitos muitas vezes não são respeitados? Porquê muitas de nossas crianças brasileiras não tem sequer o que comer? Porquê será que muitas vezes elas não conseguem um atendimento médico? Porquê será que nossas crianças muitas vezes não conseguem vagas nas creches e escolas?

Tenho quase certeza absoluta que, a resposta não pode ser por culpa dos pais, nem ao menos da sociedade, mas sim por omissão do Estado, pois este é o órgão responsável para criar mecanismos que venham a garantir os direitos das crianças e adolescentes de nossa nação. A família salvo raras exceções, é a que mais deseja ver as crianças com todas as garantias constitucionais absolutamente respeitadas, e se dependesse somente dela, com certeza nossas crianças seriam as mais saudáveis do mundo. A sociedade também não é a culpada pois esta é formada por várias famílias e como relatei sobre a família a sociedade tem o mesmo objetivo. Já o Estado, entendendo como o ente político de nossa nação, este sim, pode e deve levar a culpa por não ser respeitados os direitos de nossas crianças e adolescentes.

Povo brasileiro, sabemos que a responsabilidade é do Estado, mas não podemos nos esquecer que no Brasil, o sistema de governo é Democrático, onde o povo escolhe seus representantes para administrar o Estado, então tudo que comentei acima como responsabilidade do Estado, por omissão, deve-se entender como nossa responsabilidade, pois somos nós quem escolhemos nossos representantes, e como sabemos que a maioria dos direitos das crianças e adolescentes não estão sendo respeitados, isto significa que temos uma enorme parcela de culpa, pois antes de escolhermos nossos candidatos, perguntamos quais suas propostas para defender os direitos da criança e do adolescente? Creio que não. Mas mesmo sem ter perguntado, estes representantes deveriam conhecer nossa legislação e honrar nossa Lei Maior, pois desta forma o povo brasileiro estaria cada vez mais feliz, vendo os seus filhos crescerem em paz.

Respeitar os direitos da criança e do adolescente é uma das obrigações da qual devemos sentir prazer em realizá-las, pois uma criança com todos os seus direitos respeitados, com certeza absoluta, no futuro esta criança já adulta, terá motivos de sobra para também respeitar os seus filhos e ser um cidadão que dará orgulho para nossa nação.

Nosso Brasil é lindo por natureza e têm em seus filhos um povo forte e sonhador. Forte porque não cansa de trabalhar para sustentar sua família com dignidade, acordando bem cedo e chegando bem tarde em casa, muitas vezes nem tendo muito contato com os filhos, mas lutando para que eles cresçam e lhes tragam orgulho no futuro. Sonhador, pois o brasileiro é um sonhador por natureza, sonha com um país mais sério, sonha que um dia este país voltará a ter emprego e salário justo para todos, sonha ver sua família feliz, sonha que um dia não veremos mais pessoas morando em barracos, favelas, em baixo de pontes e etc. Sonha ter motivos de sobra para comemorar com muita festa o DIA DAS CRIANÇAS.

“Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6.1 a 3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARGO DE CONCILIADOR NA JUSTIÇA ESTADUAL

JESUS CRISTO O MAIOR DEFENSOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MAIRIPORÃ 42 ANOS