sexta-feira, 26 de julho de 2013

DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO SEM RACISMO

Conferência sobre a Igualdade Racial mostrou que ‘conhecimento leva ao respeito mútuo’

DSC_0087
O Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira sediou, nos dias 20 e 21 de julho, a 1ª Conferência da Igualdade Racial, sob o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Mairiporã Afirmativa”, que discutiu ideias e projetos para a cidade, na luta pelo respeito e a igualdade racial.
DSC_0068
O evento contou com a presença de lideranças representando vários segmentos sociais, religiosos e étnicos, demostrando a grande diversidade existente do município.

Várias propostas (saúde, segurança, educação, liberdade religiosa, acesso a terra, etc.) foram apresentadas e serão devidamente encaminhadas para a Conferência Regional que acontecerá nos dias 27 e 28 de Julho, na cidade de Guarulhos.
Além dos debates, o evento contou ainda com apresentações culturais, entre elas os grupos: Escola de Corimba (São Paulo), Grupo Atitude (Dança do Ventre – Poá), Guerreiros de Jesus (Capoeira – Santa Isabel), 100% Samba (Parque Náutico), Grupo de Capoeira do Mestre Babu, Street Dance, Sertanejo Caboclo (Ademir Lagroteria), Dança dos Orixás e apresentação especial do Grupo de Louvor da igreja Assembleia de Deus.
DSC_0107
 Presidindo os trabalhos, o secretário de Relações Institucionais, expôs um pouco da luta pela igualdade racial; o Secretário de Desenvolvimento e Turismo, relembrou a história de lutas das raças e suas conquistas, destacando o grande líder mundial Nelson Mandela que completou 95 anos no dia 18 de Julho.
Já o professor Essio Minozzi Junior, presidente da Câmara Municipal, enalteceu os trabalhos investidos pelo governo municipal na realização das conferências e convidou para usar a palavra em seu lugar o professor Edio Oliveira, vereador representando a comunidade afrodescendente de Mairiporã.
DSC_0075
Flávia Tanaka, líder do Conselho Estadual pela Igualdade Racial e Edna Roland, coordenadora da Conferência Regional, falaram das conquistas do País na luta pela igualdade racial e os objetivos da Conferência. O senhor Almir Nahas fez uma explanação sobre a União do Vegetal – UDV e a importância da preservação da natureza e a igualdade dos povos.

Presentes ao evento os secretários da Educação; da Assistência Social; de Obras; do Meio Ambiente; da Procuradoria Geral do Município e da Subprefeitura de Terra Preta; além dos vereadores Marcinho da Serra e professor Edio; do presidente da Comissão de Cidadania da OAB, Dr. Sílvio Storace; do coordenador de Trânsito, sargento Lopes e da representante da deputada estadual Leci Brandão, Rozina Conceição.

Nenhum comentário: