terça-feira, 23 de agosto de 2011

PEC 40 PODE POR FIM AS COLIGAÇÕES DE VEREADORES

ESSA MEDIDA PODERÁ VALER JÁ PARA
AS ELEIÇÕES DE 2012
Caso seja aprovado ainda até 06 de outubro deste ano o projeto de emenda Constitucional 40, que proíbe as coligações proporcionais, já estará valendo para as eleições municipais de 2012 e isso é um grande avanço na política brasileira, pois apenas partidos com bons candidatos (votos) terão representantes nas casas legislativas municipais, acabando praticamente com as legendas de aluguel.

Sem coligação o partido passa novamente a ter força e terá que voltar a pensar ideologicamente para garantir boas lideranças trabalhando juntos e assim fazendo uma chapa forte.

Em Mairiporã por exemplo caso a PEC 40 seja aprovada, os partidos poderão lançar 20 candidatos a vereadores sendo 14 homens e 6 mulheres e terão que ter pelo menos 3.500 votos para fazer um vereador, calculando as 13 vagas do legislativo.

Quem conhece um pouco de política sabe que poucos partidos conseguem atingir este número mínimo de votos para fazer o coeficiente exigido, na última eleição os partidos que atingiram os votos necessários para fazer vereador foram PSDB (3) PR (2) DEM (2) PMDB (1) PTB (1) e por motivo de coligação o PSDC (1). Não atingiram os votos necessários partidos como PDT, PV, PT, PSB, mesmo coligados e com um candidato mediano a Prefeito, passaram longe da legenda necessária, tamanha a dificuldade para atingir o coeficiente.

Sem coligação praticamente está declarado o fim de alguns partidos políticos em alguns municípios e depois nos estados e no Brasil.
Que o CONGRESSO NACIONAL tenha coragem e aprove ainda em tempo a PEC 40

Nenhum comentário: