sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MORREU ORESTES QUÉRCIA

PMDB PERDE O GRANDE GOVERNADOR
18/08/1938 a 24/12/2010
O MAIOR E MAIS RESPEITADO LÍDER PEEMEDEBISTA ORESTES QUÉRCIA NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS

É com muita dor no coração que comunicamos o passamento do nosso grande peemedebista Dr. Orestes Quércia, tirado de nós na véspera do Natal.

Quércia deixou um legado de fidelidade partidária, de luta por ideais, de amor a nossa gente,  de respeito a família e a dignidade.

Nosso Eterno Governador partiu mas nós temos o dever de divulgar seu nome e sua história para o Progresso de nosso Estado de São Paulo, para nossos filhos, amigos,  crianças e futuras lideranças, para que nunca, mas nunca o nome do grande governador seja esquecido.

É assim que eu resumo a história do melhor governador do Estado de São Paulo, doutor Orestes Quércia, um homem que ao longo dos anos foi ganhando cada vez mais simpatizantes e pessoas que lhe conhecem e sabem que seu ideal do nacionalismo é forte e demonstra o que de melhor podemos esperar de um Brasil justo e soberano.

Nosso eterno governador faleceu neste dia 24 de Dezembro de 2010, aos 72 anos de uma vida de responsabilidade, trabalho e acima de tudo respeito ao cidadão. Quércia como é conhecido foi um grande líder político, ingressou nesta vida muito jovem sendo vereador e prefeito em Campinas. Em 1974 candidatou-se ao senado federal, disputando a vaga do Estado de São Paulo contra o candidato da ditadura militar e mesmo sendo de um partido que estava ainda sendo formado e sofrendo oposição por ser do interior, Quércia atravessou o Estado, visitando cidade por cidade, formando e dando força aos diretórios partidários e quando foram abertas as urnas do Estado, Qúercia é eleito o Senador de São Paulo, com muitos votos na frente do candidato da ditadura, mostrando que São Paulo estava mostrando suas cartas contra o desgoverno e contra a ditadura que já durava vários anos. Quércia ganha o senado pelo “manda brasa” (MDB) e vai as lutas defendendo a bandeira popular, e em vários palanques assume com coragem a briga pelas diretas, acompanhado por Tancredo Neves, Ulisses Guimarães entre outros líderes políticos que marcaram época no Brasil de Todos. Em 1982 Quércia é escolhido na convenção peemedebista como candidato a vice governador de São Paulo, e continua sua luta em defesa de um Estado forte e um Brasil soberano, seu trabalho é destaque o que lhe conduz a ser o candidato do PMDB em 1986 a Governador do Estado, eleito ganhando aquela eleição de Paulo Maluf e Antonio Ermirio de Moraes, novamente mostrando que estava no caminho certo.

Orestes Quércia governador, faz história no Estado de São Paulo, construiu metade das estações de metrô existente na capital, sendo 25 km de extensão. Quércia construiu uma delegacia por mês durante seu governo, fazendo uma grande revolução na segurança pública. Foi criado o CDHU, onde foram construídas mais de 100 mil casas populares. Quércia criou a secretaria do menor, exemplo para o Brasil e para o mundo. Foi por essas e outras obras que fez com que o Sol brilhasse para todos no Estado de São Paulo. Quércia fez o sucessor em 1990, e entregou seu mandato com mais de 75% de aprovação.

Nosso governador sempre fiel a bandeira peemedebista disputou as eleições para Presidente da República em 1994 e para senador em 2002, onde apesar de não ter sido eleito, manteve uma boa votação e continuou sendo o grande líder do PMDB no Estado e no Brasil.

Em 2006, lutou para que o PMDB tivesse um candidato próprio a Presidente da República, foi voto vencido, mas não perdeu as esperanças de defender seu partido e mesmo sem candidato a Presidente, saiu candidato a governador, sendo apoiado apenas por peemedebistas idealistas e que acreditam em um Brasil verdadeiramente de todos. Novamente não foi eleito mas com certeza conseguiu mostrar que o PMDB de São Paulo não aceita ser vendido. Em 2008 Quércia foi determinante para que Kassab ganhasse as eleições na capital, vencendo petistas e Geraldo Alckimin, em uma aliança que deu a Alda Marco Antonio a vice prefeitura de SP, posto nunca ocupado por um peemedebista.
Neste ano, 2010 Quércia já doente,  mas sempre influente candidata-se ao Senado Federal, mas renuncia para cuidar de sua saúde, mesmo afastado ajuda Aloysio Nunes ser o Senador mais votado do Brasil.

Hoje Quércia já não está mais entre nós mas sua história de lutas e visão de futuro para o país será sempre lembrado por todos nós peemedebistas e quercista.

QUE DEUS DÊ O CONSOLO
AOS FAMILIARES E PEEMEDEBISTAS
Alckmin e Alda Marco Antonio acompanham velório do ex-governador Orestes Quércia

Uebe Rezeck -Geraldo Alckimin - Alda Marco Antonio - Baleia Rossi - Wagner Rossi - Cleriston Valle - Vanessa Damo (foto www.globo.com)

Nenhum comentário: