“SUGESTÕES PARA EVITAR ERROS DE AMOR:

Edson David e Cleriston Valle em formatura na Comunidade Vitória


1. LIMITES: Filhos educados com conserva, carinho, apoio, firmeza e noção de limites aprendem a esperar e valorizar a vida. Temperar acolhimento, perdão, braços sempre abertos, com apelos exigentes.


2. RESPONSABILIDADE: Educar para a liberdade com responsabilidade, equilibrando sabiamente ternura e firmeza.




3. GRATIDÃO: Incentivar a criança a demonstrar satisfação quando seu desejo é realizado, aprendendo assim a reconhecer a ajuda recebida, retribuindo e demonstrando também seu amor pelos familiares. Partilhar sentimentos contribui para o crescimento pessoal e familiar.


4. FAMILIA: O relacionamento familiar é mais importante que a satisfação particular de cada um individualmente. Isso não quer dizer que os interesses dos filhos não possam ser atendidos. Sem o apoio dos pais, os filhos se tornam frágeis e facilmente vulneráveis as pressões de aliciadores.




5. VERDADE: Educação baseada sempre na verdade. Evitar ameaças, exageros e chantagens. Pais que mentem estão ensinando a mentir, a ter medo da verdade. Bons exemplos são os melhores mestres.


6. PUNIÇÃO: Punir não é espancar e sim orientar com autoridade e respeito. Pais devem ser educadores e não carrascos.




7. DROGAS: Procurar grupos ou profissionais especializados para conhecer tudo sobre drogas e orientar os filhos quanto aos perigos em usa-las. Eles terão mais dificuldades em se aproximar das drogas se as temerem.


8. PRECONCEITO: Muitos pais evitam falar sobre drogas por medo de estarem incendiando seus filhos ao uso. Se você não falar, talvez um usuário ou traficante fale. Não é escondendo o assunto dos filhos que eles aprenderão a fugir delas.




9. PRESENÇA: Saber aonde o filho vai, quem são seus amigos, onde passa seu tempo livre, acompanhar suas preferências e hábitos é uma maneira de dizer-lhe “eu te amo”.


10. EDUCAR NA FÉ: Família religiosa tem valores sólidos, dá testemunho de bons exemplos, confiança em Deus, gratuidade, perdão, acolhimento, amor, serviço. Vive a alegria de quem descobre um sentido para a vida.




...E vida com sentido é uma excelente prevenção contra todo tipo de vício”.




Esta mensagem é da Comunidade Terapeutica Vitória, do nosso amigo e irmão EDSON DAVID.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARGO DE CONCILIADOR NA JUSTIÇA ESTADUAL

JESUS CRISTO O MAIOR DEFENSOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MAIRIPORÃ 42 ANOS